Objetivando a possibilidade de modernização da gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), além da possibilidade de economia do Erário e ganhos de eficiência no atendimento, o Estado de Minas Gerais realizou novo contrato de PPP, mediante concessão administrativa, para a implantação, operação, gerenciamento e manutenção de UAIs localizadas em 23 municípios mineiros. 

O Contrato de PPP UAI Fase 2, firmado entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a concessionária UAI Para Todos - Gerenciamento de Unidades Mineiras de Atendimento Integrado SPE Ltda tem o valor de R$ 722.090.546,02 e prazo de vigência de 17 anos.

As UAIs fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, coordenado pela Seplag, e oferece aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços, entre eles, emissão de Carteira de Identidade e de CPF, atestado de antecedentes criminais, seguro desemprego, intermediação de mão de obra, emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emissão de passaporte, entre outros. As Unidades contempladas neste projeto foram divididos em três lotes de licitação:

Primeiro lote (7 UAIs): Belo Horizonte (Unidade Barreiro), Paracatu, Patos de Minas, Uberaba, São Sebastião do Paraíso, Passos e Divinópolis.

Segundo lote (7 UAIs): Contagem, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Lavras, São João Del Rei, Barbacena e Muriaé.

Terceiro lote (9 UAIs): Belo Horizonte (unidade Venda Nova), Sete Lagoas, Curvelo, Diamantina, Araçuaí, Teófilo Otoni, Ipatinga, Caratinga e Ponte Nova.

Por meio da PPP das UAIs, o Estado uniformiza os padrões de atendimento, amplia a qualidade e a eficiência dos serviços prestados e elimina o custo de implantação das unidades. Outra vantagem é a redução do custo operacional a partir da implantação do sistema de contraprestação baseado em um valor fixo por pessoa atendida, conhecido como Valor Padrão de Atendimento (VPA).

A remuneração da empresa parceira leva em consideração o VPA e três indicadores de desempenho: grau de satisfação do cidadão, tempo médio de espera para atendimento e percentual de senhas efetivamente atendidas.

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